BMW Concept Compact Sedan antecipa o Série 1 Sedan em Guangzhou

A plataforma UKL permitiu à BMW apresentar seus primeiros modelos de tração dianteira. A pioneira foi a Série 2 Active Tourer, uma minivan. Em outras palavras, um segmento de mercado em que a BMW não competia antes e que permitia alguma audácia. Mas e quanto a segmentos tradicionais, como sedãs? Se entrar em produção o Concept Compact Sedan, apresentado no último salão de Guangzhou, ou Cantão, como conhecemos a cidade nos países de língua portuguesa, e ele certamente entrará, vamos ter a chance de ver o que acontece. E as probabilidades são muito promissoras.

Em primeiro lugar, a BMW está ciente de que a maioria dos compradores não têm ideia se seus carros são de tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas. Os poucos iluminados que sabem tendem a ter muita certeza sobre qual é o carro que eles querem comprar. Portanto, você pode perfeitamente oferecer um sedã de tração dianteira para pessoas dispostas a comprar seu primeiro BMW com pouca chance de decepcioná-los. Em segundo lugar, os principais concorrentes do carro, o Mercedes-Benz CLA e o Audi A3 Sedan, são máquinas puxadas pelas rodas da frente. Em terceiro, carros com tração traseira perdem um monte de espaço devido ao túnel de transmissão. E espaço interno é a chave para o sucesso dos veículos neste segmento. Por fim, carros com a plataforma UKL já provaram ser dinamicamente interessantes.


A BMW não divulgou qualquer detalhe técnico sobre o carro. Ela apenas afirma que o carro tem um generoso espaço traseiro (algo de fundamental importância para o mercado chinês, uma vez que muitos proprietários de carro de luxo não os conduzem, contratando motoristas para a tarefa), head-up display, uma tela central de 8,8 polegadas para o sistema de informação e entretenimento, teto panorâmico e que seus bancos usam Nappa.  Nada sobre os motores, que devem ser os mesmos usados pelo Mini, ou sobre dimensões. Considerando que a plataforma UKL2, que é usada pelo Mini Clubman e pela Série 2 Active Tourer, tem um entre-eixos de 2,67 m, podemos esperar a mesma medida do futuro Série 1 Sedan, assim como os motores turbo a gasolina 1.5 de três cilindros e 2.0 de quatro cilindros nas versões mais caras. Veja abaixo as imagens do conceito com um fundo limpo.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.