Fiat 124 Spider faz sua estréia com um motor turbo de 119 kW

Quando você está prestes a apresentar a sua versão de um mito sobre rodas, o que você deve fazer? A maioria dos fabricantes de automóveis devem ter uma lista de tarefas neste e outros casos, mas a apresentação do Fiat do novo 124 Spider acaba de acrescentar um muito importante “não fazer”. Nunca, nunca escolha um carro preto para suas primeiras fotos, especialmente se as linhas do carro são a parte mais importante para torná-lo diferente do veículo no qual está baseado. Neste caso, o Mazda MX-5 Miata. É por isso que preferi esperar por mais imagens do novo roadster: para ser perfeitamente justo com ele.

Fiat-124-aranha-15

O novo 124 Spider foi considerado pela maioria dos meus colegas nos EUA como um guerreiro japonês em um terno italiano, mas ele também tem uma alma italiana. Em vez do motor naturalmente aspirado 2.0 da Mazda, que produz 116 kW, a Fiat decidiu dar a sua versão um motor MultiAir 1.4 turbo, que produz… 119 kW. O pico de torque aparece primeiro (a 2.500 rpm, contra 4.600) e é maior (250 Nm, contra 201 Nm) que o apresentado pelo 2.0 japonês, o que poderia ser percebido como uma vantagem, mas o Spider 124 também é ligeiramente mais pesado que o Mazda que lhe permitiu existir (1.105 kg, ou 47 kg mais do que a 1.058 kg do MX-5, considerando as versões de transmissão manual de cada um).

Fiat-124-aranha-11

No final, o 124 tem uma relação potência-peso de 9,29 kg/kw, enquanto o Miata apresenta 9,12 kg/kW. Quando se trata de relação torque-peso, 0 Fiat tem uma pequena vantagem sobre seu concorrente japonês: 4,42 kg/Nm contra 5,26 kg/Nm. De qualquer forma, a versão Abarth do 124 Spider, que deverá ter um motor 2.0 GME turbo, não deveria demorar muito para aparecer…

Fiat-124-aranha-14

Fiat-124-aranha-17 Fiat-124-aranha-16

O novo 124 Spider tem 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,23 m de altura e tem uma distância entre eixos de 2,31 m. Fora esta medida, o 124 é mais longo, mais largo e mais baixo do que o Miata, que tem 4 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,26 m de altura. Boas credenciais quando se trata de atender expectativas de carro esportivo. Ele será vendido em dois níveis de acabamento, chamados Classica e Lusso. O carro pode ser encomendado em seis cores diferentes na sua versão Classica: Rosso Passione (vermelho sólido), Bianco Gelato (branco sólido), Nero Cinema (preto metálico), Grigio Argento (cinza metálico), Grigio Moda (cinza escuro metálico) e Bronzo Magnetico (bronze metálico). O Lusso conta com uma opção mais: Bianco Perla (branco perolizado).

Fiat-124-aranha-1

Fiat-124-aranha-4

As primeiras unidades do carro estarão disponíveis apenas em concessionárias da Fiat no verão de 2016. As primeiras 124 unidades se tornarão itens de colecionador chamados Prima Edizione, que têm placas numeradas e vêm na cor exclusiva Azzuro Italia. O mesmo que você pode ver acima e definitivamente o que deveria ter sido usado para as primeiras fotos do carro ao natural. Os bancos virão com couro premium. A Prima Edizione também irá oferecer um poster e alguns outros brindes aos seus proprietários. Os preços possivelmente só serão revelados perto do início das vendas.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.