Opel vai revelar o novo Mokka X no Salão de Genebra

O Opel Mokka sempre foi mais bonito que o seu irmão, o Chevrolet Trax (ou Tracker), com o qual divide a plataforma GSV. Mas a Opel conseguiu fazer com que ele pareça ainda melhor ao introduzir o novo Mokka X. Ele será revelado no Salão de Genebra com um pouco mais  de mudanças do que as que afetam apenas sua aparência.

Opel-Mokka-X-1

Opel-Mokka-X-2 Opel-Mokka-X-3 Opel-Mokka-X-4 Opel-Mokka-X-11

Além das novas dianteira e traseira, com faróis e lanternas de LED opcionais, o carro recebeu um nova geração do motor 1.4 de 4 cilindros turbo a gasolina, que entrega 112 kW (152 cv). Ele estreou no novo Astra e será oferecido em um conjunto que inclui uma transmissão automática de 6 velocidades, tração adaptável nas quatro rodas e sistema start/stop. Seu sistema de tração adaptativo usa uma embreagem multidisco magnética que faz o veículo funcionar 100% em tração dianteira quando a estrada está seca, para fins de consumo. Se o sistema detectar condições de estrada escorregadias, pode distribuir até 50% do torque total para as rodas traseiras. O Mokka X também conta com uma nova geração de motores 1.6 de 4 cilindros turbodiesel. Eles podem entregar 81 kW (110 cv) ou 100 kW (136 cv).

Opel-Mokka-X-10

O interior também foi redesenhado. Foi projetado em torno da tela sensível ao toque de 7 ou 8 polegadas no meio do console central, que controla o sistema de informação e entretenimento por si só, sem o uso de botões físicos. O painel de instrumentos, inspirado no usado pelo novo Astra, usa elementos mais horizontais. A Opel diz que ele parece mais simples e mais refinado, algo que não temos nenhuma maneira de confirmar, considerando que a imagem acima é a única do interior que a Opel liberou. E ela não mostra o painel muito bem.

Opel-Mokka-X-8

Opel-Mokka-X-9 Opel-Mokka-X-6 Opel-Mokka-X-7 Opel-Mokka-X-5

Voltando para os novos faróis, o Mokka X irá introduzir o sistema Adaptive Forward Lighting (AFL) LED, que substitui o BiXenon AFL. O farol adaptativo apresenta 9 funções de iluminação diferentes: luz na cidade, luz no campo, modalidade turística, curva, esterçamento, ré, manobras, e luz estacionária, para economizar energia.

Seria bom ver o Mokka X como padrão de  SUV para a plataforma GSV, mas a Chevrolet irá muito provavelmente continuar a desenhá-lo de modo independente. Seja como a Opel, Chevrolet!

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.