SEGREDO! – Este é, provavelmente, o novo SUV baseado no Cruze, substituto do Captiva Sport! (ATUALIZADO)

O projeto Phoenix da GM, em Rosario, Argentina, fez um investimento de US$ 750 milhões para produzir carros de plataforma D2XX. Caso isto não seja compreensível para você, podemos explicar: a fábrica de Rosário vai produzir a segunda geração do Cruze e do Cruze Hatch por lá. Mas há um terceiro modelo a ser fabricado na Argentina… e será um SUV do segmento C, um substituto para o Captiva Sport que atualmente é produzido no México. Estas imagens de patentes foram publicadas pelo Carscoops, mas nossos amigos de lá não têm ideia do que elas poderiam ser. Nós temos: provavelmente são do Cruze SUV. Em outras palavras, do terceiro modelo a ser produzido em Rosario.

Chevrolet-Captiva-esporte-D2XX-2

Além do fato de que ele é claramente um SUV da Chevrolet, há outros elementos que nos levam a esta conclusão. A primeira é que, embora as patentes tenham sido registradas na Europa, a Coreia do Sul está listada como o país de prioridade. A Coreia também é o país que desenvolveu a plataforma D2XX e a segunda geração do Cruze. A primeira geração Cruze foi apresentada pela primeira vez por lá, como o Daewoo Lacetti Premiere.

Chevrolet-Captiva-esporte-D2XX-3

Chevrolet-Captiva-esporte-D2XX-6 Chevrolet-Captiva-esporte-D2XX-5 Chevrolet-Captiva-esporte-D2XX-4 Chevrolet-Captiva-esporte-D2XX-1

O segundo elemento é a vista lateral do SUV. Observe como ele parece ser baixo, como um crossover derivado de um carro certamente seria. Finalmente, há atualmente expectativa por apenas um novo SUV da Chevrolet, que será construído sobre a plataforma D2XX. E encerramos nossa defesa de caso, esperando obter mais informações para dizer que acertamos na mosca ou para pedir desculpas pela suposição bem fundamentada. Mas realmente acreditamos que estamos certos nessa…

 

ATUALIZAÇÃO

Infelizmente, estávamos errados. Muitos de nossos amigos e leitores nos alertaram que essas imagens de patente são do Chevrolet Captiva reestilizado. Ele foi apresentado no 32º Thailand International Motor Expo, em dezembro do ano passado. As imagens de patente nem são tão novas assim, como você pode ver. Veja as fotos do carro final abaixo.

Chevrolet-Captiva-restyled-6 Chevrolet-Captiva-restyled-7

O SUV que realmente estamos esperando é a versão Chevrolet do Buick Envision, como nossos amigos nos deram a dica. Este SUV feito na China usa a plataforma D2XX e mais uma coisa importantíssima: o motor 1.5 de 4 cilindros turbo a gasolina que, espera-se, vai equipar a segunda geração do Chevrolet Cruze nos mercados sulamericanos. Chamado 1.5 SIDI, este motor tem um deslocamento de 1.490 cm³ e gera 124 kW (169 cv) a 5.600 rpm e 250 Nm de 1.700 rpm a 4,400 rpm. Sua transmissão é a DCG, uma automatizada de dupla embreagem com 7 marchas. O Envision também é equipado com um motor 2.0 de 4 cilindros turbo a gasolina de dar água na boca que rende 191 kW (260 cv) a 5.500 rpm e 353 Nm de 2.000 rpm a 5.300 rpm, mas não temos esperança de vê-lo produzido em Rosario. Com este motor, a transmissão é uma automática de 6 marchas chamada de DSS.

Buick-Envision-1

Buick-Envision-2 Buick-Envision-3 Buick-Envision-4 Buick-Envision-5

No que se refere ao Envision em si, ele tem 4,67 m de comprimento e 1,84 m de largura, com entre-eixos de 2,75 m. Sua altura varia de 1,66 m a 1,70 m, dependendo da versão, assim como o peso que vai de 1.575 kg a 1.800 kg.

Buick-Envision-7

Buick-Envision-6 Buick-Envision-8

O Envision será a base do substituto do Opel Antara, um carro que é rebatizado como o Chevrolet Captiva Sport ao qual nos referimos antes. Assim que o carro verdadeiro aparecer, traremos a você todas as novidades sobre ele. Até lá, só gostaríamos de nos desculpar pelo erro e de agradecer aos leitores e amigos por nos ajudar a corrigi-lo.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.