Toyota apresenta o Highlander 2017 com trem de força renovado

Os carros da Toyota são verdadeiros “highlanders”, como o personagem principal do filme mais famoso de Christopher Lambert. Corolla e Camry estão por aí há décadas (mesmo que apenas seus nomes permaneçam inalterados). E o SUV do Camry presta uma espécie de homenagem à longevidade do sedã e da sua plataforma. O 2017 Highlander, também construído sobre a plataforma de K, vem com o mesmo V6 3.6, mas agora com injeção direta de gasolina, bem como com uma nova transmissão de 8 velocidades.

Toyota_Highlander_2

É uma pena que a Toyota não detalhe o motor “novo”. Restringe sua descrição a dizer que é um motor “mais potente” que fornece “eficiência de combustível melhorada” e que oferece “uma sensação mais direta de condução pela expansão da amplitude do lock up”. Sim, você não leu errado. Quão poderoso é o novo motor? Nenhuma palavra sobre isso. Como pode um motor oferecer sensação mais direta de condução? Nenhum motor pode ter amplitude de lock up expandida. Quem tem lock up é transmissão. O quanto é baixo o consumo de combustível do novo trem de força? Adivinha o que disse a Toyota? Sim, nada.

Toyota_Highlander_3

Toyota_Highlander_5 Toyota_Highlander_4

Seria melhor se a marca só mencionasse que o novo carro iria mudar, mas não revelar as mudanças até o crossover ser colocado à venda, no terceiro trimestre do ano. O Highlander tem 4,85 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,73 m de altura e uma distância entre eixos de 2,79 m. Ele pesa 2.045 kg e tem também uma versão híbrida. Existem 4 versõe a gasolina, incluindo a SE “esportiva”, e 2 híbridas. Vamos lá, Toyota, você pode fazer muito melhor do que isso. Que tal fornecer as especificações técnicas completas de seus produtos?

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.