Você achou o Rimac Concept_One um carro elétrico extremo? Conheça o Concept_S

A Rimac tinha outra carta na manga para o Salão de Genebra. É certo que a versão de produção do Concept_One já era uma demonstração ousada de o quanto um carro elétrico pode ser atraente, mas a fabricante croata queria testar seus limites. E conseguiu… Este é o Rimac Concept_S.

Rimac-Concept_S-5

A Rimac preparou o carro que Nobuhiro Monster Tajima dirigiu na Pikes Peak International Hill Climb em 2015. A experiência não só ajudou a empresa a desenvolver o sistema Rimac All Wheel Torque Vectoring, abreviado para R-AWTV, mas também a criar este monstro que você vê acima. Ele é 218 kW (296 cv) mais poderoso, 200 Nm mais torcudo e 50 kg mais leve que o Rimac Concept_One. Em outras palavras, tem uma potência total de 1.018 kW (1.384 cv), 1.800 Nm de torque e 1.800 kg. A Rimac tirou o peso dos painéis de fibra de carbono da carroceria, que permanece basicamente a mesma: 4,19 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,07 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,75 m.

Rimac-Concept_S-2

Com estas mudanças, o Concept_S acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 s, a 200 km/h em 5,6 s e a 300 km/h em 13,1 s. O Concept_One leva respectivamente 2,6 s, 6.2 s e 14,2 s. Sua velocidade máxima é de 365 km/h, em vez dos 355 km/h do Concept_One. E também conta com alguns outros truques que o carro de produção nem sequer conhecia. Pelo menos não neste ponto.

Rimac-Concept_S-1

Um pacote aerodinâmico foi adicionado ao Concept_One. Seu spoiler dianteiro já gera sustentação negativa para manter as rodas dianteiras, que também tracionam o carro, tão colado ao chão quanto possível. Em sua passagem sobre o spoiler em direção à admissão, o ar atinge os 4 primeiros dos 7 sistemas de refrigeração da bateria e dos motores. E sai da carroceria um pouco antes do pára-brisa. Existem defletores laterais que também ajudam o carro a grudar no asfalto, bem como entradas de ar laterais. Estas lançam ar sobre os últimos 3 sistemas de refrigeração e enviar o ar quente para encontrar o ar frio que estava fluindo sob o Concept_S. De acordo com a Rimac, isto ajuda a preencher a zona de baixa pressão atrás do carro, o que reduz o arrasto. O pacote aerodinâmico aumenta a sustentação negativa em 34% quando comparado com um Concept_One “regular”.

Rimac-Concept_S-3

Rimac-Concept_S-7 Rimac-Concept_S-6

A Rimac não diz se pretende produzir o Concept_S ou se ele é apenas um demonstrador de tecnologia. Mas o Concept_One também era e terá 8 unidades para venda, das quais 6 já encontraram seus novos proprietários. Alguma dúvida de que o Concept_S também será vendido? Não da nossa parte.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.