Volkswagen lança o Golf GTI TCR para comemorar os 40 anos do GTI

Fazer 40 anos sempre merece uma comemoração. E a Volkswagen vai celebrar os do Golf GTI com uma versão de corrida, o Golf GTI TCR. Desenvolvido pela Seat, que já tem o Leon Cup Racer, e pela Volkswagen Motorsports, o carro tem o mesmo motor 2.0 TSI de 4 cilindros do GTI, mas com uma potência bem melhorada: 243 kW (330 cv) e 409 Nm. E ela vem com uma carroceria muito mais leve do que a do Golf R, o carro no qual ele é baseado.

VW-Golf-GTI-TCR-1

Enquanto o R pesa 1.489 kg na versão manual, o Golf GTI TCR pesa 1.200 kg. Seu interior tem uma gaiola de proteção e o assento de corrida. O carro é equipado com uma transmissão de 6 marchas sequencial de corrida com aletas atrás do volante. O carro tem tração dianteira, como a versão de produção, mas conta com uma suspensão que permite o ajuste de altura, bitola e cambagem. Ele usa rodas de corrida de 18 polegadas, com pneus Michelin, e é parado por freios a disco ventilados de 362 mm no eixo dianteiro e de 310 mm na traseira. As pinças de freio são feitas de alumínio.

A configuração de suspensão padrão é 40 milímetros mais larga do que aquela usada pelo Golf GTI de série. O carro também conta com um pacote aerodinâmico que lhe permite ter mais sustentação negativa, tanto na parte dianteira quanto na traseira.

VW-Golf-GTI-TCR-2

Com esses ajustes, o Golf GTI TCR é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,2 s e de atingir uma velocidade máxima de 230 km/h, devido o pacote aerodinâmico, que melhora a downforce, mas restringe a velocidade máxima.

Serão produzidos apenas 20 desses bebês e todos eles já foram vendidos para equipes de corrida. Como a Volkswagen está comemorando 40 anos do GTI, ela deveria produzir 40 unidades do Golf GTI TCR, não é? De qualquer forma, isso é tudo que teremos.

Os carros vão competir na série TCR 2016, que irá realizar sua primeira corrida em março, como uma corrida de suporte para o GP do Bahrein de F1.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.