Que tal um carro clássico novo em folha? Procure por um na BRABUS Classic!

Algumas pessoas desejam ter nascido décadas atrás para poder comprar alguns carros clássicos diretamente das concessionárias, como veículos novos em folha. Mas e se fosse possível fazer isso hoje em dia? Não veículos apenas restaurados, mas nunca utilizados? Com uma garantia de 2 anos? Isto é o que uma empresa apresentou na última Techno-Classica Essen, um dos eventos mais importantes para carros clássicos no mundo. E você ficará surpreso sobre quem oferece tais carros, com certeza: uma empresa chamada BRABUS, ou, melhor dizendo, BRABUS Classic. Temos certeza de que você a conhece.

No caso de não se lembrar, a BRABUS é uma empresa que aprimora Mercedes-Benz e outros carros de Daimler, tais como o Maybach (quando ela ainda existia) e Smart, a fim de torná-los mais poderosos e incrivelmente impressionantes. O sedã de rua mais veloz do mundo em 2006 era um BRABUS Rocket, com uma velocidade máxima de 365,7 km/h, e agora o título é do BRABUS Rocket 800. Quem diria que a empresa entraria também no negócio de restauração de automóveis? E com tanto capricho?

Na Techno-Classica Essen, a empresa apresentou 7 veículos. Escolhemos apenas 3 deles para mostrar o nível da restauração que a BRABUS Classic executa.

Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-1

Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-3 Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-2 Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-9 Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-5

Este 300 SL Roadster foi fabricado em 30 de junho de 1958. Ele foi completamente desmontado: carroceria, motor e chassis. Todas as peças originais foram inspecionadas e catalogadas. Peças muito desgastadas foram jogadas fora, enquanto as que podiam ser recuperadas foram restauradas e preparadas para reinstalação. Mesmo os painéis de carroceria que estavam em bom estado tiveram a pintura removida. Isto foi feito para preservar estas peças com uma proteção contra corrosão moderna, após o que os painéis foram repintados na cor original do carro. Veja o carro por baixo: não está impecável?

Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-10

Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-7 Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-6 Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-4 Mercedes-Benz-300-SL-Roadster-8

O motor, depois de desmontado, também passou por uma extensa inspeção para que pudesse ser considerada como uma máquina nova em folha, como se tivesse sido recém fabricada. Mangueiras, juntas e retentores foram todos substituídos. Todos os padrões originais foram respeitados, incluindo suspensão e freios, totalmente substituídos por peças novas, ainda que com as mesmas especificações originais do carro. Mestres estofadores deixaram o interior do carro do jeito que ele estava quando saiu da concessionária, usando exatamente os mesmos materiais originalmente aplicados aos modelos. Carpinteiros de acabamento recuperam as incrustações de madeira que os carros possam apresentar.

O processo de restauro pode demorar até 4.000 horas de trabalho e é considerado um serviço de 6 estrelas. A BRABUS Classic é uma ClassicPartner de Mercedes-Benz e oferece garantia de 2 anos em todos os seus veículos clássicos, cuidando até de sua manutenção regular. Este 300 SL tem um motor de 6 cilindros em linha que gera 158 kW (215 c) e leva o carro a uma velocidade de 220 km/h. No caso de você ter se interessado, ele ainda está à venda aqui. Preço? Só sob consulta. Em outras palavras, é caro. Para um automóvel que é considerado como novo, caro pode ser outra forma de dizer justo.

Os mesmos procedimentos são usados para restaurar todos os veículos BRABUS Classic. Aqui está outro exemplo do que a empresa alemã faz: um 280 SL “Pagode”. Dê uma olhada neste tesouro:

Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-7

Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-2 Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-4 Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-3 Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-5

Seu motor de 6 cilindros em linha 2.8 oferece 125 kW (170 cv) e foi construído em 1968. A velocidade máxima do Pagode é de 200 km/h. E ele ainda está à venda aqui.

Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-9

Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-10 Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-8 Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-1 Mercedes-Benz-280-SL-Pagoda-6

Por fim, eis o 280 SE 3.5 Cabriolet, construído em 20 de agosto de 1970. Segundo um especialista em carros clássicos, ele estava “visualmente em perfeito estado” e seus componentes foram tão bem restaurados “que não há sinais de uso são discerníveis” e que “os vãos entres as peças da carroceria são iguais ou melhores do que os do novo”.

Mercedes-Benz-280-SE-35-Cabriolet-1

Mercedes-Benz-280-SE-35-Cabriolet-3 Mercedes-Benz-280-SE-35-Cabriolet-2

Este carro tem um V8 3.5 que entrega 147 kW (200 cv) e leva o Cabriolet a uma velocidade máxima de 205 km/h. Ele ainda está à venda aqui.

Mercedes-Benz-280-SE-35-Cabriolet-6

Mercedes-Benz-280-SE-35-Cabriolet-5 Mercedes-Benz-280-SE-35-Cabriolet-4

Quando você pensar na BRABUS novamente, lembre-se de que ela não trata apenas de dirigir rápido. Também pode tratar de dirigir de volta no tempo. Esperamos que você consiga mudar o passado e se tornar hoje em dia um cara rico, capaz de comprar seu clássico zerado. Se conseguir, conte para a gente a mágica, por favor…

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.