Marketing genial ou tiro no pé? Concessionário BMW distribui vacinas H1N1 de graça

Os visitantes estrangeiros, especialmente aqueles que virão ao Brasil para as Olimpíadas, não precisam se preocupar só com a explosão de zika. O Brasil também enfrenta uma epidemia de H1N1, também conhecida como Influenza A ou gripe suína. Esta doença já matou 71 pessoas no país este ano até agora. Tem havido uma enorme demanda por vacinas, especialmente para as crianças, particularmente vulneráveis a este vírus. E, na maioria dos centros médicos, há uma escassez destas vacinas, mesmo nos lugares que cobram a mais por elas. Um concessionário da BMW decidiu que a melhor maneira de atrair clientes era oferecer vacinas contra H1N1 sem nenhum custo para seus clientes. Compre um BMW e ganhe uma vacina H1N1, em outras palavras. Veja o anúncio abaixo, publicados em grandes jornais brasileiros:

BMW-agulhas-negras-anúncio-h1n1

A iniciativa rapidamente se espalhou. E foi extremamente criticada, o que fez a revenda Agulhas Negras mudar a estratégia. Todos que resolvessem aparecer, para comprar um carro ou não, receberiam a vacina gratuitamente. Os resultados foram imensas filas em torno da concessionária, como mostram estas fotos.

BMW-agulhas-negras-AD-H1N1-Queues-3

Mais uma, colocando essa esquina em perspectiva.

BMW-agulhas-negras-AD-H1N1-Queues-1

Mil vacinas foram dadas e a revenda planeja dar mais 1.000 no próximo sábado, 16 de abril, em outra filial, em São Bernardo do Campo.

O concessionário agora afirma ter realizado a ação de marketing como uma demonstração de solidariedade. Muitos não se convenceram pelo novo discurso, mas o traficante certamente virou notícia. A pergunta é: valeu a pena? Temos certeza de que existem mil pessoas gratas por aí com o que a empresa fez, mas não vemos como isso irá ajudá-la a colocar mais BMW nas ruas. Nem se a restrição inicial, apenas para clientes da marca, será facilmente esquecida.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.