O Carver One não existe mais, mas sua tecnologia continua viva

Muitos leitores me perguntam o que aconteceu com um triciclo que inclinava em curvas como uma moto chamado Carver One. Bem, apesar de ser avaliado pelo Top Gear e de ter ganhado as manchetes enquanto foi produzido, ele só viveu de 2003 até 2009, quando a companhia holandesa entrou em falência. Mas o fato é que apenas a produção terminou. A Carver vive como a Carver Technology, uma empresa que viu surgirem 3 novos projetos candidatos a usar sua tecnologia DVC (Dynamic Vehicle Control, ou controle dinâmico de veículo). E é uma pena total que o Carver One já não esteja por aqui. Ver abaixo por quê, no caso de você nunca ter ouvido falar dele.

Se você preferir um vídeo em português, também de gente bem conhecida, dá uma olhada neste aqui:

O veículo mais próximo a trazer o DVC de volta à vida é o SunRa, um triciclo chinês que foi apresentado no ano passado. Supunha-se que ele seria vendido logo depois da apresentação, mas aparentemente isso não aconteceu. Tentamos entrar em contato com a empresa, mas até agora não recebemos nenhuma resposta. Sua fabricante pretendia vender entre 60.000 e 100.000 unidades do triciclo elétrico por ano.

Sunra + um + 001

Sunra + um + 004 Sunra + um + 006

O SunRa One teria 90 cm de largura e tem motores nos cubos das rodas, um dentro de cada uma das traseiras. E cada um deles iria entregar 3 kW (4 cv). Uma potência total de decepcionantes 6 kW (8 cv) para uma velocidade máxima de 70 km/h e uma autonomia que ia de 60 km até 100 km. Considerando as fotos, o novo veículo pode até usar a tecnologia DVC, mas nunca estará à altura do Carver One original. Mas este outro produto, se chegar à produção, certamente pode. Pode inclusive chegar mais longe.

PAL-V-1

PAL-V-2 PAL-V-3 PAL-V-5 PAL-V-4

Não, você não está vendo errado. O PAL-V (Personal Air Land Vehicle, ou veículo pessoal de ar e terra) também é de uma empresa holandesa, mas o fato de inclinar nas curvas não é a coisa mais impressionante que ele faz. Ele também voa como um giroscópio. O PAL-V tem 4 m de comprimento, 2 m de largura, 1,6 m de altura e pesa apenas 665 kg. Ele carrega 2 pessoas e é alimentado por um motor que entrega 150 kW (200 cv), provavelmente um motor de combustão de gasolina comum (a empresa não divulga qual motor o PAL-V utiliza).

Em terra, ele atinge uma velocidade máxima de 170 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 s. Precisa apenas de 165 m para decolar, a uma velocidade mínima de 50 km/h. Voando, o PAL-V atinge uma velocidade máxima de 180 km/h e tem uma autonomia de 400 km. Ele pode pousar em um espaço de apenas de 30 m. Se você preferir usá-lo inclinando em pistas, a autonomia aumenta para 1.200 km. Esperamos ver uma versão de produção dele muito em breve. Mas estamos com medo de que o próximo modelo não chegará lá.

Persu_V3_0

Um empreendimento PERSU

O Persu V3 é um veículo híbrido que devia ter sido lançado em 2014. E o site da empresa ainda apresenta a mesma informação, o que nos dá a ideia de que ele é apenas um fantasma e que o projeto foi abandonado. O que também é uma pena, uma vez que o Persu V3 parecia muito bom, mesmo quando era chamado de VentureOne. Tudo que sabemos sobre ele é que o triciclo poderia usar a tecnologia DVC e que teria uma versão híbrida e uma versão totalmente elétrica, de acordo com as imagens acima. Em seu site, a companhia declarou que ele teria um híbrido e uma versão híbrida plug-in, mas não havia mais nenhuma informação relevante lá além de um preço-alvo: US$ 25.000. Esta pode ser a razão para ele ter aparentemente morrido mesmo antes da criação de um protótipo funcional.

Esperamos que mais iniciativas que usem a tecnologia DVC da Carver continuem aparecendo. Esperamos mais ainda: que a Carver volte a construir triciclos para que possamos nos divertir tanto quanto Richard Hammond em seu test drive com ele.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.