Cadillac nos dá um vislumbre de suas direções futuras de design com o Escala Concept

Se a Daimler nos apresentou um cupê elétrico de 5,70 m, o Vision Mercedes-Maybach 6, a Cadillac também não queria ficar sem carros longos para mostrar no Pebble Beach Concours D’Elegance. Embora seu “sedã” seja consideravelmente mais curto (5,35 m), o Escala Concept também quer surpreender os clientes com luxo e bom gosto. Não só para os visitantes do evento de carros clássicos mais importante do mundo, mas também os futuros proprietarios de modelos Cadillac. De acordo com Johan de Nysschen, presidente da Global Cadillac, o Escala tem 2 missões. “Primeiro, o Escala é uma declaração de intenções para o próximo passo na linguagem de design da Cadillac e também para os conceitos técnicos em desenvolvimento para futuros modelos da Cadillac. Em segundo lugar, o Escala constrói o caráter aspiracional da Cadillac, sinalizando o retorno da marca ao auge do luxo.”

Cadillac_Escala_2

O Escala Concept é impulsionado por um motor V8 4.2 biturbo que seria completamente novo. Ele funciona com o Active Fuel Management, o sistema de desativação de cilindros da GM. Além de ter 5,35 m de comprimento, ele tem 1,95 m de largura, 1,46 m de altura e uma distância entre eixos de 3,23 m. O carro é construído sobre a plataforma Omega, a mesma usada pelo novo Cadillac CT6. E uma das características mais marcantes que ele apresenta é uma tampa traseira. Embora pareça um sedã, com seu típico estilo três-volumes, o carro está mais para um notchback.

Cadillac_Escala_21

Cadillac_Escala_20 Cadillac_Escala_19 Cadillac_Escala_18 Cadillac_Escala_17

O painel é composto por 3 telas OLED curvas e o interior apresenta o que a Cadillac chama de “dupla personalidade”. Enquanto os bancos da frente estão focados em tecnologia, os bancos traseiros visam proporcionar um ambiente relaxante para os passageiros.

Cadillac_Escala_15

Cadillac_Escala_16 Cadillac_Escala_13

As rodas de 22 polegadas tem 2 camadas de raios.

Cadillac_Escala_8

Cadillac_Escala_12 Cadillac_Escala_11 Cadillac_Escala_9 Cadillac_Escala_4

Será que um notchback de mais de 5 m tem chances de chegar às linhas de produção? Não temos certeza, mas certamente seria interessante ver um carro de luxo que ousar fazer as coisas de uma forma diferente, para variar.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.