Nissan revela oficialmente a 5ª geração do Micra. Ou March, dependendo de onde você mora

A 5ª geração do Nissan Micra, também chamado de March em alguns mercados, como o Brasil, escolheu um grande palco para ser apresentado. Em Paris, perto da primeira fábrica que o produzirá, Flins. E o carro parece ainda melhor do que as projeções especulativas o apresentaram.

nissan_micra_5th_generation_official_2

nissan_micra_5th_generation_official_13 nissan_micra_5th_generation_official_15 nissan_micra_5th_generation_official_14 nissan_micra_5th_generation_official_12

O novo Micra tem 4 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,46 m de altura e um entre-eixos de 2,53 m. As portas traseiras têm suas alças escondidas na coluna C, como o Alfa Romeo 156. A Nissan não diz uma palavra sobre sua plataforma, então é muito provável que seja a mesma evolução da plataforma V que tem sustenta o Kicks. O hatchback do segmento B possui o impressionante coeficiente de arrasto de 0,29, algo que apenas sedãs seriam capazes de alcançar em um passado não muito distante.

nissan_micra_5th_generation_official_5

nissan_micra_5th_generation_official_3 nissan_micra_5th_generation_official_6 nissan_micra_5th_generation_official_8 nissan_micra_5th_generation_official_7

Os motores anunciados na apresentação são o 0.9 de 3 cilindros turbo HR09DET, o BR10DE de 3 cilindros de 1 litro, ambos rodando com gasolina, e o 4-cilindros 1.5 turbodiesel K9K. O HR09DET produz 66 kW e 140 Nm, enquanto o BR10DE entrega 54 kW e 95 Nm. Sobre a opção diesel, o K9K gera os mesmos 66 kW do HR09DET, mas 220 Nm. Todas as versões vêm com uma transmissão manual de 5 marchas.

O novo Nissan finalmente adota uma preciosa lição que a empresa deveria ter aplicado muito mais cedo. E ela vem de outra empresa da Aliança. Não nos referimos à Renault, mas à Dacia, mãe do Sandero e do Logan. Os carros do segmento B atuais têm um apelo profundo junto às famílias, não apenas aos jovens, como um primeiro carro. Na maioria dos mercados, ter um segundo ou mesmo terceiro carro em casa é luxo. Inclusive na Europa, onde o Micra será vendido a partir de março do ano que vem. Ter um carro barato, bonito e espaçoso é o suficiente para boas vendas em qualquer parte do mundo. Foi o que a Dacia conseguiu com o Logan. A nova March, ou Micra, é mais espaçoso do que nunca. Também é mais barato para construir, uma vez que usa a plataforma V, o que pode torná-lo competitivo mesmo em mercados em desenvolvimento, como o Brasil. E é muito bonito. A Nissan vacilaria pesado se não o colocasse à venda em todos os mercados em que está presente.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.