Volvo apresenta a nova V90 Cross Country

A Volvo liberou ontem as primeiras imagens da V90 Cross Country. Este modelo tradicional na linha Volvo tem uma enorme responsabilidade com suas antecessoras. E também com a marca.

Atravessar o país alcance

A V90 Cross Country é basicamente uma V90 elevada, com uma maior distância ao solo. Neste caso, é 6 cm mais alto, com um vão livre total de 21 cm. Uma medida maior do que a oferecida por alguns crossovers.

Sua arquitetura SPA, compartilhada com o S90 e o XC90, oferece uma boa mistura de aços de ultra alta resistência e o elevado nível de segurança que a Volvo sempre insistiu em oferecer.

Gaiola de Volvo V90 aço com texto

Tração nas quatro rodas será o padrão nesta perua. Ela será alimentada pelo motor T5, um 2.0 motor a gasolina turbinado. Ele tem uma taxa de compressão de 10.8:1 porque é “apenas” turbo e produz 187 kW a 5.500 rpm e 350 Nm de 1.500 rpm a 4.800.

Novo Volvo V90 atravessar país dirigindo

A versão T6, que também estará na gama de opções, tem uma menor taxa de compressão, 10.3:1, porque seu motor é turbinado e usa compressor mecânico. Ele gera 235 kW a 5.700 rpm e 400 Nm de 2.200 rpm até 5.400 rpm.

Novo Volvo V90 atravessar país dirigindo

Novo Volvo V90 atravessar país dirigindo Novo Volvo V90 atravessar país dirigindo

A Volvo diz que também está considerando a opção híbrida T8 para a V90 Cross Country. Ela coloca juntos o motor T6 e um motor elétrico que adiciona 65 kW e 240 Nm à equação. A potência total é de 300 kW e o torque atinge impressionantes 640 Nm. Se usado exclusivamente como um veículo elétrico, o V90 Cross Country T8 poderia proporcionar uma autonomia de mais de 45 km, tal como a V90 T8.

Detalhe do estúdio

Além de sua maior distância ao solo, a V90 Cross Country também oferece comodidades como a abertura da tampa traseira com um gesto do pé. E vem com o interior refinado já apresentado pela V90. Sua produção começará em poucos dias, mas a Volvo não informou quando as primeiras unidades chegarão às concessionárias. Provavelmente em questão de 2 meses, se a Volvo seguir o padrão da indústria. De todo modo, o lugar em que primeiro vamos vê-la será no Salão de Paris.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.