Zava Prometheus promete bater o Bugatti Chiron com elétrons – ATUALIZADO

A revolução do carro está trazendo carros elétricos cada vez mais para o centro das atenções. Hipercarros elétricos são mais do que apenas uma promessa, como a Rimac Concept_S e o Toroidion 1MW já nos mostraram. Mas há uma empresa italiana que visa ultrapassar todos os esforços dos concorrentes. Na verdade, ela reivindica números que podem preocupar um Bugatti Chiron. A empresa se chama Zava e seu carro será batizado de Prometheus.

Aquela imagem borrada acima seria de um protótipo do Prometheus. Ele poderia ser movido por 4 motores elétricos, tal qual o Concept_S, e eles lhe permitiriam ir de 0 a 100 km/h em apenas 2 s. A velocidade máxima chegaria a 350 km/h, algo o Chiron pode vencer facilmente, mas não o tempo de aceleração.

Os motores elétricos poderia entregar 1 MW, assim como o Toroidion, e 1.600 Nm. Baterias totalmente carregadas poderiam fornecer uma autonomia de 500 km. A empresa promete mais informações em breve sobre como ele conseguirá números tão magníficos, que podem levar alguns a pensar que se trata apenas de vaporware. Ou de uma nuvem de elétrons que pode desaparecer no ar do mesmo modo, mas a Zava nos contatou e garantiu que a empresa é muito séria em suas intenções. “Gostaríamos também de lhe agradecer pelo seu artigo sobre nós e de garantir e assegurar que o projeto ZAVA PrometheuS não será vapoware, mas uma realidade concreta que vai revolucionar o mundo dos hipercarros como concebidos até hoje”, eles nos disseram. Declarações ousadas como esta precisam de evidências tão ousadas quanto e a Zava se comprometeu a entregá-las nos meses que se aproximam. Vamos mantê-lo informado.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.