Mercedes-Benz apresenta sua picape em forma de conceito. E a chama de Classe X

A nova picape média da Mercedes-Benz foi apresentada hoje em Estocolmo, na Suécia. E confirmou o nome que trouxemos antecipadamente: Classe X. Também havia um rumor sobre GLT, mas os conceitos exibidos pela empresa alemã confirmaram o nome final. Sim, conceitos: a Mercedes-Benz mostrou 2 deles, cada um com uma aplicação diferente.

Mercedes-benz_x-class_concept_01

O que você vê em verde é chamado de Classe X powerful adventurer, algo como aventureiro poderoso. É o único com qualquer tipo de descrição técnica: tem 1,90 m de altura e usa pneus 35×11.50. O branco é o Classe X  stylish explorer, ou explorador cheio de estilo, com rodas de liga leve de 22 polegadas. Isto é tudo o que sabemos até agora sobre eles, mas não precisamos de muito mais.

A Classe X, assim como a Renault Alaskan, se baseia na Nissan Frontier NP300, também conhecida como Navara. A picape japonesa tem 5,26 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,82 m de altura e uma distância entre eixos de 3,15 m. O motor para a Frontier e a Alaskan na usina de Santa Isabel, na Argentina, provavelmente será um 2.5 turbodiesel que oferece 118 kW ou 140 kW. Também pode ser oferecido um motor 2.5 a gasolina que oferece 118 kW. O modelo de Mercedes-Benz irá oferecer motores produzidos pelo fabricante alemão, talvez como um dos únicos itens original da marca da estrela de três pontas. A empresa descreve somente uma das opções, que pode até ser a única opção disponível, como um “motor de seis cilindros de alto torque”. Mais especificamente, um turbodiesel V6, provavelmente o OM642 3,0-litros que é usado pelos ML 320 e 350. E menciona também que oferecerá “tração integral permanente”, o sistema 4MATIC. O ajuste fino também será da Mercedes-Benz, assim como o interior. Que é de cair o queixo.

Mercedes-Benz conceito X-CLASSE – Erster Ausblick auf den neuen Pickup mit Stern

Este é o que você pode encontrar na stylish explorer. Provavelmente ele será diferente na versão de produção, mas esperamos que não. A não ser que seja para melhorar…

Mercedes-Benz conceito X-CLASSE – Erster Ausblick auf den neuen Pickup mit Stern

Fãs de picapes bem de vida não comprariam um modelo Mercedes-Benz unicamente por conta da estrelinha na grade dianteira. Este tipo de acabamento também tem um apelo incrível. A powerful adventurer é mais robusta, mas não menos elegante.

Mercedes-Benz conceito X-CLASSE – Erster Ausblick auf den neuen Pickup mit Stern

As superfícies verdes parecem ser do tipo lavável, como já vimos no Toyota FJ. Só nos perguntamos se alguém disposto a pagar por uma picape premium realmente iria usá-la para enfrentar terrenos enlameados. Mesmo que ela pareça perfeitamente capaz de enfrentar tais condições. De acordo com Dieter Zetsche, CEO da Daimler, picapes são vistas como veículos de estilo de vida. Como SUVs e o primeiro entre eles, o Land Rover Range Rover, um veículo que podia ser usado tanto para o trabalho e para ir à ópera, à noite. A Classe X será capaz de transportar 1,1 tonelada e de rebocar 3,5 toneladas.

Mercedes-Benz conceito X-CLASSE – Erster Ausblick auf den neuen Pickup mit Stern

Mercedes-Benz conceito X-CLASSE – Erster Ausblick auf den neuen Pickup mit Stern Mercedes-Benz conceito X-CLASSE – Erster Ausblick auf den neuen Pickup mit Stern

As lanternas traseiras da Classe X powerful adventurer como a mais pronta para a produção. É só uma questão de colocar uma tampa de caçamba comum. A  powerful adventurer também apresenta uma grade dianteira diferente, com 2 aletas em vez de apenas uma, como a stylish explorer.

Mercedes-Benz conceito X-CLASSE – Erster Ausblick auf den neuen Pickup mit Stern

Mercedes-Benz conceito X-CLASSE – Erster Ausblick auf den neuen Pickup mit Stern Mercedes-Benz conceito X-CLASSE – Erster Ausblick auf den neuen Pickup mit Stern

A Mercedes-Benz já apontou sua artilharia para os principais mercados de picapes médias: Argentina (onde ela será produzida em 2018), Brasil, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Europa, fornecidas pela fábrica da Nissan em Barcelona, Espanha, de 2017 em diante. Os EUA não estão incluídos nestes planos iniciais, provavelmente após uma avaliação minuciosa. Talvez os agricultores dos EUA não sejam muito afeiçoados a veículos chiques para o trabalho.

Gustavo Henrique Ruffo

I have been an automotive journalist since 1998 and have worked for many important Brazilian newspapers and magazines, such as the local edition of Car and Driver and Quatro Rodas, Brazilian's biggest car magazine. I have also worked for foreign websites, such as World Car Fans and won a few journalism prizes, among them three SAE Journalism Awards and the 2017 IAM RoadSmart Safety Award. I am the author of "The Traffic Cholesterol", a book about bad drivers that you can buy at Hotmart, Google Play, Amazon and Kobo.